.10 de outubro de 2016

Dia Mundial da Saúde Mental + Entrevista com Jay Asher traduzida

Oi pessoal! Quero começar dizendo que enquanto escrevo esse post ouço a música The Greatest, da Sia. É uma música tão linda inspiradora que até fico emocionada. Aliás, todas as músicas da Sia são!

Vocês sabiam que hoje é o Dia Internacional da Saúde Mental? Segundo a Oganização Mundial de Saúde, OMS, cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-econômicas. Combater o preconceito e o estigma á volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia, 
A OMS considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão não é estritamente um problema de saúde.
As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independente de sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI.
A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

Eu vou deixar linkado no final do post os sites de onde tirei esses dados pra vocês lerem completinho na íntegra. Eu só quis fazer uma introdução sobre esse assunto tão sério e que ainda é tão banalizado. 

Pra lembrar esse dia tão importante, resolvi traduzir essa entrevista que a Editora Penguin Books fez com o Jay Asher, autor do best-seller Os 13 Porquês.
Eu tenho uma relação MUITO pessoal com esse livro e quem me conhece sabe disso. Acho que pela resenha que já fiz dele Aqui no blog, já dá pra ter uma ideia. Leiam a resenha por favor e, acima de tudo, não deixem de ler essa história maravilhosa! 

 Peço perdão desde já se acharem muitos erros pelo texto, não sou fluente em inglês e traduzi pra vocês com a melhor das intenções e sei que como eu, há muita gente por aí que ama o livro e acha interessante saber mais sobre a história de Hannah Baker.  

Espero que gostem! 

Reprodução da Imagem: www.penguinteen.com


Já se passaram 10 anos desde que públicou a primeira edição de Os 13 Porquês, e para comemorar estamos lançando uma edição do décimo aniversário com conteúdo exclusivo, incluindo o final original nunca antes visto em que Hannah Baker vive. 

Penguin: Poque você decidiu lançar o final original de Os 13 Porquês?

Jay: Desde que o livro lançou, leitores têm me perguntado se eu já considerei de alguma forma manter a Hannah viva no final do romance. Eu recebo uma grande reação quando lhes digo que é precisamente como ele originalmente terminou. Suas mandíbulas caem! Então eu explico em detalhes o desenrolar dos acontecimentos, e por que isso precisava mudar. Então, desde que já falei sobre isso, achei apropriado finalmente compartilhar esse capítulo  para a edição comemorativa de aniversário. 

Penguin: O que fez você mudar esse final, em primeiro lugar?

Jay: Pra começar, eu não sei exatamente qual foi o meu processo de pensamento por trás do final original. Eu tinha um parente que sobreviveu a uma tentativa de suicídio quando ela era uma caloura no ensino médio, o que anos mais tarde inspirou o romance. Então, talvez seja por isso que meu pensamento inicial era que a personagem de Hannah sobrevivesse. Ou talvez eu pensei que era um toque criativo que ninguém iria ver chegando, permitindo-me dar a todos os personagens uma segunda chance. 
Qualquer que seja o raciocínio, ele sentiu que era falso para essa história em particular e para a gravidade do problema. Se alguém passa por algo como o suicídio, não há segundas oportunidades para todos os envolvidos. 

Penguin: Quando você estava escrevendo o livro, você queria passar uma mensagem especial para os adolescentes?

Jay: A principal coisa que eu queria dizer, que é mais pra um lembrete, é que nos afetamos uns aos outros, quando fazemos ou dizemos coisas, nunca podemos saber exatamente como outra pessoa está indo para levá-lo, porque não sabemos o que elas já estão passando. Mas isso não se aplica apenas para as coisas ruins que fazemos ou dizemos. Também não sabemos o quão massiva uma simples ação pode ser para alguém. 

Penguin: Como você acha que um final em relação ao outro afeta a mensagem do romance?

Jay: O que eu queria dizer não teria mudado, mas o final original teria deixado os leitores "fora do gancho" da necessidade de considerar a minha mensagem. Eles podem ter vindo a entender a minha mensagem desde o início, mas quando terminou aquele último capítulo teriam soltado um suspiro de alívio como tudo poderia ser corrigido. Mas com o suicídio não há segundas chances, e no final, não é uma opção pra sequer considerar. Mas é mostrado para os leitores que as pessoas podem mudar para melhor, mesmo depois de uma tragédia, e isso foi muito importante pra mim.

Penguin: O que você espera ou pensa que os fãs de Os 13 Porquês vão pensar desse fim?

Jay: Como um leitor de mim mesmo, eu sou sempre curioso sobre os processos de pensamentos por trás dos outros autores, desde as grandes decisões até coisas como a escolha do título. Então, eu espero que seja interessante para eles ler, e eu acho que eles vão entender porque a história precisava acabar do modo como acabou. 

Penguin: Como é a sensação de estar chegando o décimo aniversário do livro?

Jay: Eu não poderia ter imaginado aonde o livo estaria dez anos mais tarde. Honestamente, eu não achava que o livro seria um grande sucesso comercial. Eu pensei que umas poucas pessoas iriam realmente amá-lo, mas eu não tinha ideia de que iria ressoar com um público tão grande. Ainda é difícil pra mim colocar tudo em foco. 

Penguin: Como você se sente sobre a resposta adolescente  extremamente positiva ao longo dos últimos dez anos? 

Jay: Tenho dois sentimentos opostos sobre isso. Parte dessa resposta, eu reconheço, vem de adolescentes que são gratos que o meu livro aborda questões que a nossa sociedade tem dificuldade em discutir. E porque é difícil tratar, por vezes não o fazemos, o que é perigoso. Assim, a necessidade de livros como esse significa que a resposta positiva sempre virá com uma pontada de tristeza. Mas ao ouvir sobre as comunidades usando o meu livro para abrir discussões, ou quando alguém o lê e, finalmente, sente que entendeu, isso é uma hona tão emocionante. Quando a observação positiva é sobre a escrita, eu posso encontrar a alegria pura!

Penguin: Que papel tem Os 13 Porquês no movimento de prevenção ao Bullying? 

Jay: Houve muitas pessoas que disseram que o livro os inspirou a começar um grupo anti-bullying em sua escola, ou fornecer um espaço seguro, ou apenas ajustar a forma como eles tratam os outros. Em uma escala maior, um monte de escolas e comunidades têm vindo a utilizar o meu livro como um meio de abrir uma discussão. 

Penguin: O que está te deixando mais ansioso sobre a série para a Netflix? 

Jay: Estou mais animado para os meus leitores que começarão a experimentar essa história de uma forma totalmente nova! O elenco e a equipe são fenomenais, pessoalmente e profissionalmente, e seu amor para com a história será evidente ao longo de cada episódio. Sim, estou animado para que a história seja compartilhada com pessoas que nunca leram o livro, mas estou mais animados para meus leitores. 

Penguin: O que você diria para os novos leitores de Os 13 Porquês? 

Jay: Este é o seu livro. Não se preocupe com o que os outros dizem sobre isso, bom ou mal. Assim como com qualquer livro, é a sua experiência com esses personagens que é o que importa. 


A nova edição de aniversário contém:

. Uma nova introdução de Jay Asher
. O final original nunca antes visto  acompanhado por um ensaio de Jay Asher
. Páginas do caderno de Jay Asher, que ele usou enquanto estava escrevendo Os 13 Porquês
. A sinopse original do livro
. Reações dos leitores
. Um guia de leitura

A Edição de aniversário de 10 anos chega ás lojas americanas em 27 de Dezembro! 

Vocês não sabem o quanto estou TORCENDO para alguma editora se interessar em lançar aqui pra gente. Vou ficar fazendo campanha geral, necessito dessa edição!!!

Espero que tenham gostado da entrevista! 


Links: Cepad e Calendarr

Leia a entrevista completa em inglês pela PenguinTeen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger