.7 de outubro de 2015

Eu li: Livro Objetos Cortantes - Gillian Flynn



Autor: Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2015/Páginas: 254

"Quando uma criança sabe, tão jovem, que sua mãe não se importa com ela, coisas ruins acontecem." 

Sinopse: "Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas."


Minha opnião:  Há algum tempo eu tenho o livro Garota Exemplar na minha estante. Eu fui até o inferno (sério mesmo) para encontrar o livro com a capa original, pois vocês sabem: Depois que um livro ganha uma adaptação ADEUS a capa original dele, só se encontra com a do filme. Consegui a capa original pois sou frescurenta mesmo com essas coisas e acabou que o livro ficou na minha estante, bonitinho, e eu nem li. Ou melhor, comecei as primeiras (entediantes) 100 páginas e o deixei ali. Mas como eu ouço falar TÃO bem da Gillian e de seus livros, eu resolvi tentar ler outro dela, porquê não?.

Foi o caso de Objetos Cortantes. Eu tinha lido a sinopse dele antes de me interessar pelo Garota Exemplar, mas não dei muita bola e acabei deixando pra lá. Então, lá fui eu comprar o livro e descobrir por mim mesma porque Gillian Flynn faz tanto sucesso no gênero. E cara, foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida!! Objetos Cortantes é surreal.
Eu confesso que não leio muitos livros do gênero policial/investigação, mas esse livro foi um ótimo começo para um vício. O livro tem uma trama tão tensa que você não consegue largar até chegar a ultima linha. Eu demorei mais para ler pois eu realmente estava relutante em terminá-lo.



Primeiro de tudo: Foi (pelo menos para mim) uma trama bem previsível. Logo nos primeiros capítulos, quando comecei a entender a cidade de Wind Gap e seus peculiares habitantes, eu já conseguia traçar perfis psicologicos (o que adoro fazer) e ficou bem claro aonde aquilo iria dar. Ou seja, eu já tinha em mente quem seria o grande vilão, o assassino. Mas, isso não estragou em nada o final. Muito pelo contrário, eu fiquei na expectativa sabe? Geralmente, nunca é o que você imagina. E mesmo já tendo uma idéia esse final conseguiu me chocar gente.
Foi agoniante acompanhar a "visitinha" da Camille á cidade. O tempo inteiro eu fiquei com aquela sensação mórbida.... gritando na minha mente "Sai daí mulher, corre para o mais longe possível desse lugar!"

As pessoas dessa cidade.... são nojentas. É uma cidade pequena, e por ser uma cidade pequena todo mundo conhece todo mundo. Todo mundo conhece os podres de todo mundo. Sei lá, de todos os livros que li até hoje é sempre assim. Parece até uma regra de cidade pequena! Segredos, segredos....
Outra coisa que me chocou bastante foi o relacionamento da Camille com a família dela. Tem uma coisa muito errada com a mãe dela, que eu não vou comentar pois seria spoiler, que faz com que ela odeie as filhas. Eu pude me colocar no lugar da Camille, e cara, crescer com uma mãe assim deve ser uma merda mesmo. Tanto que deixou cicatrizes. Literalmente. 

É bizarro o modo como a irmã dela se comporta. A menina parece uma daquelas crianças saidas de filmes de terror. Eu demorei para crer que ela tinha apenas 13 anos.  
Aliás, isso é uma das coisas mais viciantes do livro. Você quer saber o porque das personalidades, o motivo dos relacionamenos estranhos. 
Cada coisinha vai se encaixando no tempo certo na história, no final todas as pontas soltas se resolvem. 

Nós, leitores, vamos tentando resolver todo o mistério com Camille Preaker. E também criando nossas próprias teses. 

Não quero ficar falando mais, pois não quero soltar spoiler. É legal você ir descobrindo sozinho cada aspecto. 
No geral, é um livro muito bom. Me fez pensar até onde o ser humano pode chegar. Nossa família tem o poder de nos destruir, de nos fazer ter uma visão deturpada do mundo. Ela pode mesmo ser a nossa pior parte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Ela é tão Alice - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger